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Entenda o que é Crossmedia e como aplicar no seu negócio

Crossmedia é uma estratégia que permite diversificar a maneira como o conteúdo é distribuído, podendo assim atingir uma parcela maior de consumidores. Mas ela só traz efeitos positivos, se a empresa souber aplicá-la.

O comportamento da sociedade de modo geral, o que inclui pessoas e empresas, tem passado por muitas alterações por conta da era da convergência. Isso significa que os aparelhos usados no dia a dia estão se transformando em um só.

Computador, celular, televisão, entre outros dispositivos contemplam características semelhantes e fazem parte do dia a dia das pessoas, e é possível usar todos eles ao mesmo tempo.

Além disso, uma pessoa consegue assistir a uma série no celular, usando um aplicativo streaming, assim como assistir TV. É comum ver os usuários realizando diversas ações ao mesmo tempo, como assistir televisão e mexer no celular.

Isso fez com que novas tendências surgissem no marketing, mesmo porque, o meio digital é um espaço muito diverso e que traz muitas informações e possibilidades.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o conceito de crossmedia, a diferença entre crossmedia e transmídia e como ela pode ser aplicada aos negócios.

Conceito de crossmedia

Crossmedia é um processo que distribui o mesmo conteúdo em diferentes segmentos de mídia, mas sempre respeitando as características individuais que eles apresentam, envolvendo diversos formatos, como:

  • Música;
  • Texto;
  • Vídeos;
  • Aplicativos.

É possível falar sobre um assunto com o público, usando diversos canais trabalhados pela marca, mas mesmo que o conteúdo seja o mesmo, ele varia no tipo de linguagem adotada, em cada plataforma por onde é transmitido.

Por exemplo, um texto sobre projeto de climatização industrial assume uma linguagem e um formato escrito, mas o vídeo que fala sobre o mesmo assunto, é veiculado pelo YouTube e tem uma linguagem diferente.

O crossmedia é adotado pelo marketing desde 1990 e menciona campanhas e produções que utilizam diferentes mídias de transmissão, por exemplo, um jogo de futebol pode ser transmitido na TV e no rádio.

É o mesmo jogo, só que a linguagem adotada é diferente para respeitar as características de cada mídia e permitir que o público tenha entendimento completo.

É por isso que o crossmedia também passou a ser conhecido como marketing 360, além de permitir que o consumidor vá de um ponto a outro consumindo os materiais.

Diferença entre crossmedia e transmídia

Ao passo que o crossmedia utiliza tipos de mídia diferentes para reproduzir a mesma mensagem, a transmídia trabalha com diferentes plataformas ou mídias para contar pontos de vista diferentes sobre o mesmo conteúdo.

Uma oficina mecânica especializada em suspensão pode usar a transmídia quando quiser atingir públicos diferentes, visto que ele está além da narrativa original e precisa que cada estratégia tenha auto suficiência para consumo autônomo.

É uma ação que também costuma ser muito usada no entretenimento porque é possível completar uma narrativa, apresentar perspectivas diferentes, desenvolver personagens secundários, entre outras possibilidades.

Por exemplo, uma saga de livros que possui sua versão em filme possui adaptações, mas a partir do momento em que é criado um site para levar conteúdos novos sobre essa saga, então existe uma estratégia transmídia.

Como fazer crossmedia?

Para uma empresa, o mesmo conteúdo sobre determinado assunto pode ser transmitido de diversas formas, por exemplo, é possível criar uma publicação no blog, compartilhá-la no Facebook e criar outra para o Instagram.

Mas para que a estratégia de crossmedia realmente consiga alcançar os resultados esperados, não basta apenas publicar o mesmo assunto de maneiras diferentes.

É fundamental que exista uma estratégia por trás para estimular o público a consumir e interagir com narrativas em diferentes meios, de modo que elas se complementem.

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é definir um objetivo que pretende alcançar com a estratégia. Na verdade, independentemente do tipo de marketing que uma empresa de serviço de retirada e entrega queira fazer, precisa de um objetivo.

Saber o que se pretende alcançar é fundamental para traçar as estratégias e as metas que precisam ser cumpridas para chegar lá.

Com o objetivo em mente, chegou o momento de planejar a estratégia que será adotada e quais plataformas e mídias a marca vai usar.

Isso precisa ter como base as características do público-alvo do negócio, um conhecimento que, aliás, é fundamental para qualquer estratégia de marketing.

No caso do crossmedia, isso é ainda mais importante porque a organização vai circular por diferentes canais, o que aumenta o investimento, assim sendo, ele precisa ser assertivo.

Em outras palavras, os canais e formatos que a organização vai trabalhar em sua estratégia de crossmedia precisam estar de acordo com as características de seu público.

Uma empresa de manutenção predial deve investir na produção de um vídeo se seu público costuma consumir materiais no YouTube, caso contrário, não faz sentido e ainda aumenta os gastos.

Também é importante considerar as características da persona para trabalhar com os segmentos de mídia que realmente fazem sentido e que vão ajudar o negócio a alcançar o sucesso com sua iniciativa.

Por fim, é muito importante trabalhar de maneira que aumente o engajamento do consumidor para que ele continue se relacionando com os materiais ao longo de toda a sua experiência.

Não é nem um pouco interessante para os consumidores saber que uma marca criou um conteúdo em diversos formatos, se ele não chama a atenção do público, não adota uma linguagem adequada e não fala sobre assuntos de seu interesse.

Portanto, mais do que variar os canais e os formatos, uma empresa de lavagem de estofados de carros precisa fazer de uma maneira com que as pessoas realmente queiram continuar explorando seus materiais.

Vantagens do crossmedia para os negócios

Uma estratégia de crossmedia traz muitas vantagens para as empresas que investem, independentemente de seu segmento. Algumas das principais são:

Melhora a comunicação

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do crossmedia é o fato de que ele é capaz de expandir a comunicação da marca com sua audiência.

A internet em si trouxe muitas facilidades em relação a isso porque a organização pode conversar com as pessoas por meio de diferentes plataformas, mas com uma boa estratégia de crossmedia por trás, fica muito mais fácil fazer isso.

Não importa qual assunto está sendo trabalhado pelas estratégias de marketing do negócio, o fato é que o conteúdo vai assumir formatos adaptados ao canal de veiculação, agradando pessoas de gostos distintos.

Quem gosta de ler pode acessar um conteúdo sobre manutenção de impressora profissional para gráfica no blog da empresa, mas quem prefere assistir vídeos, pode consumir o mesmo conteúdo no YouTube, em um formato totalmente adaptado.

Melhora o branding

A partir do momento em que a organização consegue se comunicar com as pessoas de maneira ampla e levar informações é de valor até ela, é natural que o consumidor comece a enxergá-la como autoridade naquilo que faz.

Isso melhora o branding do negócio e faz com que o público passe a confiar mais em suas soluções. Os materiais são esclarecedores e estão presentes em diversas plataformas para que todos possam ter acesso.

Naturalmente, as pessoas começam a se sentir mais confiantes e compreendem que aquela marca de rastreador portátil para moto realmente se preocupa com suas necessidades.

Aumenta as vendas

A intenção do crossmedia não é aumentar as vendas, mas isso acaba acontecendo como um resultado natural do processo de expansão de comunicação.

É uma situação bastante comum com o marketing de conteúdo, visto que mesmo não sendo o propósito dessa ação, as marcas conseguem aumentar suas vendas porque elas esclarecem as dúvidas dos consumidores.

Como resultado, eles percebem o domínio da marca sobre determinado assunto e notam que seus produtos e serviços possuem uma qualidade elevada.

Quando finalmente precisarem comprar uma solução, vão procurar aquela empresa que esclareceu todas as suas dúvidas. Exatamente a mesma coisa acontece quando se trata de crossmedia.

Só que isso toma proporções maiores porque os conteúdos criados pela organização são divulgados em uma quantidade maior de canais, variando seus formatos.

Para um fabricante de rádio de comunicação profissional é uma forma de chegar até seus clientes e potenciais clientes, conversar com eles e esclarecer todas as suas dúvidas.

Considerações finais

O crossmedia é uma estratégia inteligente e que está totalmente de acordo com a realidade das pessoas hoje em dia, afinal, a quantidade de dispositivos usados no cotidiano e as variações entre as plataformas pedem abordagens variadas.

Quando a comunicação de uma marca para com o seu público acompanha essa realidade, então a organização é capaz de impactar as pessoas de maneira positiva, levar suas ideias e educar a audiência sobre suas soluções.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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